
Foi sexta-feira, no passado fim-de-semana alongado, que as atletas dos Lis se deslocaram ao reduto de D.Carlos I, em Sintra, para disputar a Fase Concentrada da Região Sul, que daria a uma das quatro equipas a oportunidade de passar à ultima fase de apuramento à Divisão A2.
A sexta-feira iniciou-se com o jogo contra a equipa da casa, D.Carlos I que se mostrou com mais garra do que nos outras partidas disputadas contra as leirienses, que tiveram de "arregaçar as mangas" para vencer o jogo por 3-1 (28-26/ 21-25/ 25-17/ 25-19).
No sábado era a vez do Sporting de Caldas medir forças com as acjotenses em terreno neutro. Começaram melhor as leirienses, que vencem os dois primeiros sets por 25-22 e 25-16, mas desconcentraram-se no terceiro marcador, e tentaram ainda recuperar, mas já não foram a tempo (18-25). Sem mais demoras, a atitude mudou e os erros diminuiram, arrecadando sem qualquer hipótese, o set que deu a vitória ao ACJ por 25-15.
Mas o maior desafio era sem dúvida o jogo que se avizinhava no domingo. A A.D. Marista era a segunda classificada da tabela e a equipa mais semelhante em termos tácticos ao ACJ.
Com o pavilhão cheio de apoiantes das atletas lisboetas, mas muito concentradas e com um serviço poderosíssimo, as atletas do Lis vencem o primeiro set por 25-20. O 2.º set foi o menos positivo na equipa de Leiria. O mau começo a dar vantagem à equipa adversária e não conseguindo recuperar das desvantagens iniciais, deu azo ao 17-25 do segundo set.
Com outra atitude e mais calma, as atletas do Lis mantiveram-se concentradíssimas e empenhadas em agarrar o terceiro set, que conseguiram por 25-20.
O 4.º set foi impróprio para cardíacos, face à constante alternância no marcador. Mostrando um jogo táctico e técnico, sem falhas, ao mais alto nível, as leirienses deram o máximo contra as Maristas que precisavam de ganhar o set. Desejosas de não dar mais nenhuma hipótese às adversárias, fecham o marcador e o jogo num apoteótico 25- 23 que deu origem a uma explosão de alegria da equipa, apurando-as para a fase seguinte.
Fizeram parte desta Fase Concentrada as atletas: Ana Valente (Central #13), Ana Borralho (Atacante #6), Ana Taborda (Central #8), Carina Nunes (Oposto #7), Carla Guerra (Atacante #4), Catarina Alves (Oposto/Distribuidora #11), Cátia Ferreira (Atacante #5), Helga Costa (Central #14), Isabel Resende (Distribuidora/Central #10), Luísa Barbeiro (Oposto #2), Mariana Alves (Líbero #18), Verónica Neves (Distribuidora #1) e o técnico José Albino.
À Fase Final para a qual a equipa se apurou, irá juntar-se a vencedora da Fase Concentrada Norte (Sport Clube Sr.ª da Hora), a equipa açoreana (Futebol Clube da Calheta) e a Associação Desportiva da Universidade da Madeira ,no fim-de-semana de 10 de Maio.
Os séniores masculinos perderam 3-0 em Gueifães e as juvenis femininas venceram em casa ao ESSDão por 3-2.