segunda-feira, março 16, 2009

Entrevista à capitã de equipa, Verónica Neves




"Tenho muito orgulho nesta equipa!"





Fisioterapeuta em Peniche, Verónica Neves desloca-se a Leiria para fazer aquilo que mais gosta: jogar voleibol. E a verdade é que é preciso verdadeira paixão para conciliar as duas actividades. Verónica é capitã da equipa sénior feminina e a distribuidora titular. A sua vida é uma autêntica roda-viva e é por isso que faz todo o sentido falar da emancipação da mulher, relembrada no passado domingo de 8 de Março.



Quando e como te iniciaste no voleibol?
Quando estava no 9.ºano gostava muito de jogar voleibol no desporto escolar e o meu prof. de Educação Física incentivou-me a ir treinar ao Académico de Leiria e lá fui..e fiquei até hoje..


Durante a tua fase de aprendizagem houve alguma atleta em que te inspirasses? E Actualmente?
Quando me iniciei as atletas que me inspiravam eram as que eu via de perto: a Patrícia do Operário Marinhense, a Lia na praia…sempre gostei de ver jogadoras completas! Depois comecei a acompanhar o voleibol profissional e a brasileira Shelda sempre foi o ídolo!
Actualmente, e como agora sou distribuidora, admiro bastante as passadoras principais do Oeiras e Santo Tirso, equipas do nosso campeonato.


Quais os clubes que já representaste?
Académico de Leiria, S.O.Marinhense e ACJ.


Qual o momento que elegerias como “momento de eleição” na tua carreira de voleibol?
O segundo lugar no nacional de duplas, pelo espírito.


E qual o momento que consideras como o pior?
Os piores foram sem dúvida as lesões e o momento em que todas as atletas da minha geração começaram a desistir da modalidade.


Há algum jogo que te tenha ficado na memória para sempre?
Sim vários, mas destaco pela negativa, um jogo em que perdemos contra o último classificado – a equipa de Sintra, comprometendo assim a hipótese de subir para a A2; e pela positiva o jogo da fase concentrada em Lisboa que nos trouxe para esta divisão.





Qual a tua opinião sobre o actual grupo de trabalho?
É um grupo composto por atletas muito unidas e cheias de garra, e por uma equipa técnica ambiciosa e determinada. No fundo somos um grupo de amigas que não se junta só porque é preciso bater umas bolas, mas para mandar umas gargalhadas, desabafar, contar a semana, etc…


Como te defines em campo? Achas que a posição de distribuidora é a tua cara?
Hum…a minha cara é mesmo a entrada… mas ser distribuidora foi um desafio que o treinador me colocou o ano passado e que estou muito grata por ele o ter feito. A verdade é que o que no início me pareceu absurdo, se tornou muito compensador, porque apesar dos 1001 passes falhados ;), é gratificante entender-me com uma atacante e poder puxar por ela.


Qual a característica que mais se evidencia na tua equipa, na tua opinião?
A persistência! A par da união. Tenho muito orgulho nesta equipa, passamos bons momentos juntas e temos limitações que provavelmente mais nenhuma equipa desta divisão tem… somos apenas 10 e nunca somos 10 em treino nenhum, só mesmo nos jogos! Somos poucas mas boas! E são as dificuldades que nos unem e nos fazem ter esta vontade de vencer.


Quem são para ti as equipas mais fortes deste campeonato A2 desta época?
A mais forte, sem dúvida o Oeiras, para mim a melhor candidata à subida. No entanto destaco a juventude Pacense pelo espírito “não cai nada”.


Na tua opinião, o que é importante para ser uma boa atleta?
Na minha opinião, sem dúvida que o mais importante e o que define uma boa atleta é a motivação e a disciplina! Não negligenciando todo um conjunto de factores que pode influenciar o rendimento (frequência de treinos, descanso, hábitos alimentares, entre outros…).


Que conselho darias a quem quer seguir voleibol?
Que comece cedo, que aposte na formação, que treine muito e bem!


Imaginas a tua vida sem praticar voleibol?
Já não…


Para que consigamos também conhecer-te como és fora do desporto propomos 15 questões de resposta imediata:

  • Cor... Azul
  • Roupa... calças ganga
  • Férias... praia
  • Música... calminha
  • Comida… frango
  • Vicio… poker
  • Hobbies… tentativa de surf
  • Livro… Conspiração
  • TV... séries - M.D. House, Anatomia de Grey..
  • Desporto… voleibol de praia
  • Viagem… Brasil
  • Sonho duma vida… Ganhar o Euromilhões ;
  • ACJ… ORGULHO

4 comentários:

Anónimo disse...

Não podia deixar de comentar esta entrevista. Obrigada pelas tuas palavras, Verónica. Foram importantes e, acima de tudo, vieram em boa altura. Um beijinho para ti desta companheira de equipa que te dá os parabéns, não só pela atleta, mas também pela pessoa que és.

Anónimo disse...

sem dúvida que gostei de ler... estou mesmo contente pela nossa capitãzinha !

Anónimo disse...

Helga és um génio =)
(assim já n tens de falar dos resultados LooooooooooooL)
BeijinhOs **********

Luísa #2 disse...

Não sejas materialista..."Euromilhões"?!?! Esquece =P é só pr mim...hi hi hi ************