quarta-feira, abril 01, 2009

Entrevista à líbero Mariana Alves

"ACJ… um lugar para crescer."



Mariana Alves, a líbero da ACJ entrega literalmente nas mãos da distribuidora, a oportunidade do ponto ganho. Com apenas 16 anos, a benjamim do grupo tem em jogo, momentos de inspiração que dão gosto ver a uma atleta tão jovem. Sempre no seu mundo e introspectiva nos seus pensamentos, a Mariana surpreende pela maturidade e pela forma como encara o mundo…Muito à sua maneira.


Quais os desportos que já praticaste?
Só voleibol.

Quando e como te iniciaste no voleibol?
Foi por volta dos meus 12 anos que comecei a interessar-me por voleibol, graças à minha irmã Catarina. Nas férias familiares já não escapava um voleizinho na praia. Comecei a gostar e a ser eu a chateá-la para jogar, até que comecei a participar em tudo o que era torneios de praia.

Durante a tua fase de aprendizagem houve alguma atleta em que te inspirasses? E Actualmente?
Não sei… Provavelmente sim, no início com a minha irmã. Agora também, mas também toda a minha equipa, por diferentes razões.
Quais os clubes que já representaste?
ASAL e ACJ

Qual o momento que elegerias como “momento de eleição” na tua carreira de voleibol?
Sinceramente não sei, mas relembro a primeira fase concentrada da época passada, em Sintra. Foi o auge do meu percurso no voleibol, e também pelo espírito que se vivia na equipa naquela altura. As vitórias vêm sempre valorizar os esforços dos treinos, das viagens. Foi um grande fim-de-semana, repleto de garra, convívio, e de vitória! Também na praia relembro muitas boas passagens da minha “carreira de voleibol”.
E qual o momento que consideras como o pior?
Não sei, só me consigo lembrar do fim-de-semana que fomos para o norte e perdemos contra o S. Mamede e Santo Tirso. 2 Em 1! Ou da derrota estranha com o Srª. de Hora há quinze dias. Mas quase sempre acompanham essas perdas momentos que as compensam, e deles trazemos sempre alguma coisa positiva.



Há algum jogo que te tenha ficado na memória para sempre?
Acho que me lembro sempre de um jogo há muito tempo em Cernache. Talvez por ter sido o primeiro em que a garra da equipa deu a volta, e bem (!) ao resultado. E outros que acho que estávamos inspiradas, ainda são muitos!

Qual a tua opinião sobre o actual grupo de trabalho?
Acho que nos completamos. Umas com mais garra, com mais sabedoria, outras com maior jeito. Os treinadores são empenhados, e gostam tanto ou mais disto que nós!

Como te defines em campo? Achas que a posição em que jogas é a tua cara?
Acho sinceramente que sou uma “lerda” eheh!. Podia dizer que não gosto de ser líbero…:) Mas até gosto… Adoro defender e, principalmente, é uma posição em que tenho conseguido ser titular. Posso dizer que é a minha cara em alguns treinos.

Qual a característica que mais se evidencia na tua equipa, na tua opinião?
Esforço e amizade entre todas. Na tua opinião, o que é importante para ser uma boa atleta?
Acima de tudo, gosto pelo desporto, objectivos, descanso e treino.

Que conselho darias a quem quer seguir no voleibol?
Que nunca perca o gosto pelo desporto e que, a partir daí, se empenhe e ambicione.

Imaginas a tua vida sem praticar voleibol?
Sem estar federada imagino. E sem o voleibol também, não “morria” por não tocar numa bola, mas acho que não passava muito bem! ;) É uma forma de nos libertarmos do quotidiano e das exigências que nos surgem.


Para que consigamos também conhecer-te como és fora do desporto propomos 15 questões de resposta imediata:

1 Cor... laranja avermelhado e amarelado

2 Roupa... vestido (apesar de pouco usar!)

3 Férias... Natureza, praia, voleibol

4 Música... calma, e do pai :)

5 Comida… lasanha ou pasteis de bacalhau!

6 Hobbies… MCE (movimento católico de estudantes), voleibol, passear.

7 TV...vejo pouco

8 Desporto… Voleibol

9 Sonho duma vida… ser

10 ACJ… um lugar para crescer.

Sem comentários: