segunda-feira, maio 04, 2009

Entrevista à oposto Luísa Barbeiro

"Juntamo-nos para ver o que dava e acabámos por subir de divisão."



Uma das frases mais ditas à Luísa é: "não reclames com o árbitro". Pois é, a nossa "LuLu" é a atleta mais temperamental do grupo, mas não é por isso que deixa de ter um coração de manteiga. Sempre pronta para ajudar, a terapeuta da fala, agora a residir em Viana do Castelo, faz uma longa viagem ao fim de semana para se juntar as companheiras de equipa. Sempre bem informada das últimas tendências da moda, é uma mulher lutadora e com um grande espírito de sacrifício por aquilo que mais adora: jogar voleibol!

Quais os desportos que já praticaste?
Uma pequena experiência no andebol e voleibol.

Quando e como te iniciaste no voleibol?
Sempre quis jogar voleibol mas não viver numa cidade dificultou muito esse sonho. Aos 17 anos falei com os meus pais e como o Académico de Leiria era o clube mais próximo comecei lá.

Durante a tua fase de aprendizagem houve alguma atleta em que te inspirasses? E Actualmente?
Não passei propriamente pela fase de aprendizagem porque comecei logo a jogar como sénior, mas na altura admirava muito a “Ana” uma jogadora do Arrifes que treinava em Leiria connosco.
Actualmente o meu ídolo é a Jaqueline Carvalho (Scavolini/Pesaro).

Quais os clubes que já representaste?
ASAL, SOM

Qual o momento que elegerias como “momento de eleição” na tua carreira de voleibol?
Foram dois.
O primeiro tinha 19 anos quando fui vice-campeã de voleibol de praia com a Verónica. O segundo foi mais recente, há dois anos acho eu, nas meias-finais do torneio das paredes, quando as “cunhas de Fonseca” deram a volta ao resultado e se apuraram para a final do torneio.

E qual o momento que consideras como o pior?
Sem dúvida o jogo contra o Sintra há dois anos, que nos impediu de disputar a fase concentrada. Foi muito triste perder contra as últimas classificadas que teoricamente eram inferiores a nós.

Há algum jogo que te tenha ficado na memória para sempre?
O jogo de duplas que disputei com a Verónica na Madalena contra a Carla e a Inês. Era o meu primeiro ano a jogar voleibol e voleibol de praia, ter vencido as nossas colegas teve um sabor amargo por nos conhecermos mas por outro lado foi uma grande realização pessoal porque jogamos muito bem, permitindo-nos classificar em 5º lugar.




Qual a tua opinião sobre o actual grupo de trabalho?
Sinceramente acho que nunca foi tão bom. Somos pouquíssimas e apesar das opiniões divergentes e dos interesses pessoais temos mostrado muita união.

Como te defines em campo? Achas que a posição em que jogas é a tua cara?
Sinceramente sou mesmo mau feitio…lOOOOOl…tenho de relaxar, acho que vai ser o um dos meus grandes objectivos até ao final de época.
A minha posição, oposto, é sem qualquer dúvida a minha favorita, é onde me sinto mais realizada e onde acho que posso dar o máximo pela equipa. Contudo não meto de lado a entrada, uma posição que desempenhei perto de 3 anos. Nos últimos dois anos acabei por desempenhar frequentemente o papel de central, que até foi produtivo na 2ª divisão, mas a A2 é mais exigente e actualmente esta posição é a que menos gosto de fazer.

Qual a característica que mais se evidencia na tua equipa, na tua opinião?
A força de vontade. Juntamo-nos para ver o que dava e acabámos por subir de divisão. Apesar das derrotas que temos vindo a sofrer acho que estamos muito mais unidas do que nas épocas anteriores. Entre nós vivemos bons momentos e rimos como nunca fizemos anteriormente.

Quem são para ti as equipas mais fortes deste campeonato A2 desta época?
O CVO, sem dúvida, tem tudo para subir de divisão.

Na tua opinião, o que é importante para ser uma boa atleta?
Espírito de sacrifício e disciplina.

Que conselho darias a quem quer seguir no voleibol?
Se viver em Leiria, a região não é muito rica em voleibol... As opções são muito escassas.
Que comece numa equipa com bons treinadores, a formação é fundamental.


Imaginas a tua vida sem praticar voleibol?
Actualmente ainda não.

Para que consigamos também conhecer-te como és fora do desporto propomos 15 questões de resposta imediata:

1 Cor... Cinzento
2 Roupa... Saltos Altos
3 Férias... próximas Londres
4 Música... Wreck of the Day (Anna Nalick), Miedo (Pedro Guerra), Rain (Breaking Benjamin)…
5 Comida… Camarão
6 Vicio… Lay’s camponesas
7 Hobbies… ler e ioga
8 Livro… O homem duplicado (José Saramago)
9 TV... Anatomia de Grey, Gossip Girl, House, Prison Break
10 Desporto… voleibol
11 Viagem… Polinésia Francesa
12 Sonho duma vida… ser feliz
13 ACJ… perfeitas =)

Sem comentários: